Postura errada pode causar dor?
top of page

Postura errada pode causar dor?

Atualizado: 17 de mai. de 2021

Você se sente confortável ao sentar, caminhar e deitar ou sua coluna dá sinais de que algo está errado? Muitas vezes, a origem do incômodo está na posição inadequada do nosso corpo. Os sintomas logo aparecem: dor lombar, fadiga e até mesmo lesões são algumas das consequências da má postura.

Aliás, a postura incorreta compromete o funcionamento do nosso corpo, razão pela qual é preciso dar a devida atenção ao tema. Nossa produtividade e até o sono podem ser afetados.

A má postura é um problema que atinge milhões de pessoas em todas as idades e é facilmente reconhecida. Seus sinais mais comuns são ombros caídos, joelhos dobrados quando se está em pé ou andando, cabeça inclinada para frente ou para trás, dor nas costas e fadiga muscular. A prática de exercícios físicos ajuda a manter a coluna na posição correta, mas o ideal é ter alguns cuidados no dia a dia, como quando se está falando ao celular, assistindo à TV, lendo ou usando tablets ou notebooks.

A fisioterapia é uma área médica que previne uma série de problemas e doenças. Ela é realizada, principalmente, por meio de exercícios de correção da postura e movimentação correta das articulações. Além disso, ela trata os problemas já instalados no corpo, de modo a recuperar o melhor movimento do organismo.

Se o indivíduo mantém uma postura inadequada, ou carrega mais peso do que seu corpo suporta, ou outros, o resultado possivelmente será o desgaste das articulações. Logo, haverá dor, formigamento, dormência, vermelhidão e outros sinais.

Com o auxílio de um profissional, é possível primeiro definir o exercício mais adequado ao seu biotipo. O especialista irá considerar todas as limitações de seu corpo, além das predisposições existentes para lesões. Dessa forma, o esporte escolhido terá apenas benefícios. Ademais, o fisioterapeuta pode indicar a forma correta de realização dos exercícios. Quais alongamentos fazer, como manter a postura, como diminuir os impactos ruins sobre o corpo.

Quando já há uma condição instalada, sua atuação é ainda mais importante. Afinal, é por meio da fisioterapia que o indivíduo poderá recuperar seu vigor e plena capacidade física. Para isso, a área médica se utiliza de uma série de técnicas.

A primeira das técnicas, e aplicadas na maioria dos casos, é a dos exercícios fisioterápicos. Eles movimentam o corpo de forma controlada e em áreas específicas, e dessa forma conseguem auxiliar na melhora de movimentação no dia a dia. É possível realizar, por exemplo, movimentos circulares com os pés, que vão melhorar a coordenação motora dos membros.


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page