Para que serve a avaliação da fisioterapia?
top of page

Para que serve a avaliação da fisioterapia?

Atualizado: 24 de jun. de 2021

A avaliação da fisioterapia é o ponto de partida para saber qual tratamento será feito para você voltar ter uma vida sem dor ou com a dor controlada.

É assim que podemos saber o que você tem, como aconteceu, se o problema é no lugar onde dói, é nesse momento que serão olhados os exames ou serão pedidos os exames se houver alguma dúvida.

Na avaliação o fisioterapeuta irá conversar com você para saber se o seu problema começou por algum motivo ou foi uma coisa gradual, se o problema é nos músculos, nas articulações, nos ossos, se o problema é neurológico, se é no pulmão, no coração ou qualquer outra parte do corpo.

Nessa conversa o fisioterapeuta vai entender se o seu problema é um fator desencadeado pelo meio onde você vive, quais os problemas que acontecem durante o dia que podem piorar os seus problemas, o que acontece na sua casa ou na sua vizinhança que pode fazer a sua dor piorar.

Com essa conversa o profissional pode até te indicar outros profissionais para poder ajudar no seu tratamento, dependendo dos motivos que te levaram a ir até o fisioterapeuta só ele não vai te ajudar a melhorar, às vezes precisa de outros profissionais para chegar ao melhor tratamento possível.

A avaliação é o momento que o fisioterapeuta e o seu cliente irão se conhecer e começar um relacionamento de confiança.

Mas não é só o fisioterapeuta irá te avaliar, você também irá avaliar o seu profissional, vai sentir se o fisioterapeuta que está na sua frente te passa a certeza que é um bom profissional e se ele tem o conhecimento que você deseja, se o que ele te falar é de um modo que você entende e assim juntos chegarão no objetivo, porque na reabilitação o paciente é que chega no objetivo, o fisioterapeuta vai te dando as “ferramentas”, te mostrando o caminho das pedras, mas é você paciente, que irá ter que se esforçar e seguir o plano traçado para chegar no objetivo.

Então não se engane a avaliação é muito importante no seu tratamento, é onde será entendido o que você tem, por onde começar a tratar, e você vai conhecer o seu fisioterapeuta e saber se ele te passa a confiança para deixar a sua saúde com ele.

Outra coisa importante para saber é que após a avaliação, durante o tratamento, a avaliação continua, o fisioterapeuta irá ver se o caminho que vocês estão seguindo está correto, se alguma coisa que não apareceu no primeiro dia irá aparecer depois, e se precisar mudar a direção do tratamento, o profissional precisa conversar com você para juntos entenderem o que aconteceu e juntos focarem novamente ao novo objetivo.

Então resumindo, na avaliação não é só o fisioterapeuta que avalia o paciente para saber o que ele tem, é também a avaliação que o paciente faz para conhecer o fisioterapeuta e depois sim os dois em comum acordo iniciam o tratamento com metas e objetivos bem traçados e bem entendidos para esse trabalho chegar onde vocês desejam.


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page