O que dói na ATM?

A ATM (articulação temporomandibular) é uma articulação que é responsável pelos movimentos da mandíbula, ou melhor dos movimentos do queixo, os movimentos realizados são o de abertura e fechamento da boca, queixo para frente, para trás e para os lados.

85% da população tem algum problema nessa articulação, porém apenas 15% tem algum sintoma, esses problemas ocasionam adaptações posturais onde o paciente vai levar por toda a vida podendo ocasionar em dores em várias regiões do corpo.

Alguns problemas que podem acontecer por causa da ATM são dores musculares (em face, pescoço, ombros, costas, peito e braços), inflamações (bursites, tendinites entre outros), a boca pode abrir menos, dor de cabeça, dor e na face, dor de ouvido, escutar zumbidos, tontura entre outros.

Existe também uma causa que é trauma, ou seja, um acidente, fratura na mandíbula que pode desenvolver também todos os problemas já citados.

Se você tem alguma dessas dores e apresentar também estalo e o queixo de move como um S ou um C quando abre e fecha a boca, é uma pessoa ansiosa, tensa e estressada é interessante procurar um profissional para avaliar o seu caso.

O melhor tratamento é o acompanhamento com uma equipe multidisciplinar, com profissionais de várias áreas como fisioterapeuta, ortodontista, fonoaudióloga, psicóloga e cirurgião buco-maxilo (esse profissional é indicado quando o problema é causado por problemas da estrutura óssas ou traumas).

Na fisioterapia é realizada uma avaliação, para entender melhor do quadro e possíveis causas, o tratamento é visando sempre a melhora da função da mandíbula e melhorar a qualidade de vida.

Agora me conta se você tem algum dessas características e se apresenta alguma dor!

Ficou alguma dúvida? Entre em contato para podermos conversar e te ajudar.


#ATM #DTM #dor #fisioterapiaatm #fisioterapia #fisioterapiacuritiba #curitibasemdor #brasilsemdor




18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo